Décadas depois da morte de Madara Uchiha, um mascarado denominado "Tobi" vai à tona. Mais tarde, ele se identificou como Madara Uchiha. Tobi diz ter incentivado Yahiko à formar a Akatsuki, bem como aquele que "deu" o Rinnegan para Nagato. Até os acontecimentos de Naruto Shippūden, ele vem operando em segredo, deixando que Nagato servisse como figura de proa da Akatsuki sob sua direção. Enquanto muitas pessoas são surpreendidas por "Madara Uchiha" ainda estar vivo depois de sua suposta morte, eles aceitam a palavra de Tobi de que somente Madara seria capaz de fazer as coisas que Tobi fez.
Como a ressurreição de Madara na Quarta Guerra Mundial dá credibilidade à crença de que ele está realmente morto, não realmente morreu durante sua luta com Hashirama. De qualquer forma, Tobi teve acesso à DNA de Hashirama. Tobi está bem familiarizado com a história e com os sentimentos de Madara, tais como o ódio por Konohagakure, e pelo Clã Senju. É, portanto, difícil dizer quais ações foram feitas por Tobi e quais foram feitas pelo Madara real. No mínimo, Madara pode estar ciente da existência de Tobi.
Foi confirmado que Tobi fez várias coisas no passado sob o nome "Uchiha Madara". Por uma questão de conveniência este homem deve ser referido como "Tobi".
Doze anos antes do início da série, Tobi descobriu que Kushina Uzumaki, atual jinchūriki da Kyūbi na época, estaria indo para um parto, fazendo com que o selo mantendo o nove-caudas contido dentro dela se enfraquecesse. Tobi descobriu onde Kushina estava sendo mantida, matou seus guarda-costas ANBU e as parteiras, e levou seu filho, Naruto, como refém. O pai de Naruto, o Quarto Hokage, Minato Namikaze, tomou Naruto de volta dele, ao fazê-lo separar-se de Kushina e permitindo que Tobi fugisse com ela. Como o selo estava prestes a quebrar, Tobi usou seu Sharingan para colocar a Kyūbi sob seu controle. Desde que Kushina sobreviveu à extração, Tobi tentou fazer com que a Kyūbi matasse-a. Minato chegou a tempo de salvá-la e se retirou. Tobi, desinteressado, convocou a Kyūbi em Konoha e ordenou-lhe para destruir a aldeia.
Minato, logo em seguida, chegou para ajudar na defesa da aldeia. Antes que ele pudesse contribuir muito ou até mesmo contar a alguém o que tinha acontecido, ele localizou Tobi e esse tentou usar sua técnica de espaço-tempo para mandá-lo embora e impedir qualquer outra interferência. Minato foi capaz de usar sua técnica de teletransporte próprio para escapar, mas Tobi o perseguiu. Os dois começaram a lutar. Depois de vários ataques falharem, Minato finalmente chegou à Tobi com o Rasengan e marcou-o com um selo para o seu Hiraishin no Jutsu, permitindo que ele se teletransportasse perto de Tobi quando quisesse. Ele então usou um Keiyaku Fūin de Tobi para remover o Nove-Caudas de seu controle. Ferido e privado de sua melhor arma, Tobi fugiu, afirmando que a Kyūbi seria seu algum dia e que ele ainda tinha outros planos.
Oito anos mais tarde, Tobi se infiltrou em Konoha para tentar reacender as chamas da guerra. Ele foi encontrado por Itachi Uchiha, que o convenceu à poupar a aldeia em troca de ajuda para acabar com o clã Uchiha. Tobi cumpriu, treinou Itachi, e prestou assistência. No entanto, Itachi nunca confiou verdadeiramente que Tobi não iria atacar mais Konoha, e ficou de olho nele pro resto da vida. E, durante essa época, ele também se encontrou com Danzō Shimura.
Tobi tomou controle de Yagura, o quarto Mizukage, em efeito, tornando-se o "real Mizukage", levando Kirigakure à ser conhecida como "névoa sangrenta". Uma vez, ele se encontrou com Kisame Hoshigaki, um dos únicos ninjas de Kirigakure que sabiam sobre esse fato. Kisame ajudou Tobi a pôr fim ao "mundo da mentira".
Shippuden
Resgate do Kazekage
Após a morte de Sasori, Tobi e Zetsu coletam o anel de Sasori. Tobi manifestou interesse em entrar na Akatsuki, acreditando que se encontrasse o anel, já entraria na organização. Eles, então, encontraram o braço de Deidara e o anel que ele usava, e começam a achar que Deidara também estava morto. Quando Deidara apareceu e exigiu que Tobi lhe desse seu braço, Tobi se recusou, levando Deidara a comicamente tentar sufocá-lo até a morte com suas pernas.
O Sanbi
Quando conseguem localizar o Sanbi, Tobi tentou convencer Deidara lutar contra ele em seu lugar. A besta começou a persegui-lo e Deidara usou uma de suas bombas sobre ele enquanto ele estava distraído. O resto da batalha não foi vista. Mais tarde, Tobi começou a falar sobre como sua técnica era impecável, e agora ele entendia por que ele tinha sido designado para a missão. Deidara respondeu que eles não teriam ido muito longe sem a sua argila. Tobi depois adormeceu em cima do Sanbi depois de fazer outro comentário atrevido, o que causou a ira de Deidara, que "acordou-o" por detonar uma bomba de barro ao lado dele.
Caçada por Itachi
Akatsuki depois recebe a notícia de que Sasuke Uchiha derrotou Orochimaru. Deidara, com raiva que ele não tinha conseguido matar Orochimaru, levou Tobi com ele para matar Sasuke de vez. Quando encontrou-o, Tobi cumprimenta Sasuke como uma distração, enquanto Deidara atacava com suas bombas. Sasuke sobrevive a explosão e começa a rodar sua espada em linha reta através de Tobi, aparentemente acertando ele. Tobi se levanta imediatamente após o colapso, reclamando sobre a velocidade do ataque. Tobi oferece suporte para Deidara, mas Sasuke mantém a vantagem para a duração da batalha. Deidara finalmente usou o C0, em um esforço para matar Sasuke na perda de sua própria vida. Zetsu relatou aos restantes membros da Akatsuki de que Tobi tinha sido morto também, levando Pain a observação de que ele era facilmente substituível.
Pain e Konan se reúnem com Tobi (que dizia que era Madara) em Amegakure. Tobi observa que Sasuke está se desenvolvendo bem. Observando que Itachi iria morrer em breve, Tobi instruiu Pain à capturar Naruto Uzumaki, o jinchūriki da Kyūbi. Mais tarde, ele apareceu distraindo o Esquadrão dos Oito, enquanto Sasuke lutava com Itachi. Os ninjas de Konoha não tiveram sucesso em golpeá-lo com seus ataques, então Shino Aburame ofereceu-se para lutar com Tobi sozinho. Com seus insetos, Shino foi capaz de pegar Tobi, mas Tobi foi capaz de escapar dessa também. Zetsu então chegou a informar-lhe que Sasuke havia matado Itachi. Tobi diz que sabia que o resultado seria esse, e foi ver Sasuke. Ele chega antes a Sasuke antes dos ninjas de Konoha e o levou embora, junto com o corpo de Itachi.
Tobi cuidou dos ferimentos de Sasuke e, quando este acordou, se ofereceu para lhe contar sobre Itachi. Tobi tentou fazer amizade com Sasuke, removendo sua máscara e revelando seu Sharingan, algo que desencadeou o Amaterasu de Itachi no olho esquerdo de Sasuke contra Tobi. Tobi se retirou na escuridão, enquanto ele tirava as chamas, colocando sua máscara de volta, se surpreendendo pela tentativa de Itachi. Depois de Sasuke perguntar do que ele estava falando, Tobi revelou que Itachi tinha passado o Amaterasu para Sasuke, que se acionaria, quando Sasuke visse o Sharingan de Tobi. Depois de Sasuke reclamar que isso não estava fazendo nenhum sentido, Tobi revelou que era para protegê-lo e, quando Sasuke ainda não acreditou nele, Tobi se apresentou como o homem que ajudou Itachi a assassinar o clã Uchiha. Ele disse à Sasuke sobre a história do clã Uchiha, a vida secreta de Itachi, e os comprimentos que ele tinha ido para manter Sasuke e Konoha fora de perigo, assim como negar qualquer envolvimento no ataque da Kyūbi em Konoha. Sasuke, lamentando que ele havia matado Itachi agora que ele sabia a verdade, resolveu destruir Konoha para vingar a vida que Itachi levou.
Invasão de Pain
Tobi convenceu Sasuke e os outros membros da Taka começarem a trabalhar com a Akatsuki, e os dois grupos iriam destruir Konoha como um objetivo mútuo. Antes que eles pudessem fazer isso, no entanto, ele afirmou que a Akatsuki necessitava dos dois Bijūs restantes. Desde que Pain ainda estava trabalhando na captura de Naruto, Madara enviou Taka capturar o Hachibi. Após Taka sair, Tobi falou com Zetsu, discutindo sobre as ações da Akatsuki até esse ponto. Ele passou a dizer que, apesar de terem perdido cinco ninjas talentosos na Akatsuki, todos os seus esforços haviam levado mais perto de "fazer Sasuke seu".
Depois do Time Taka capturar o jinchūriki do Hachibi, Killer B, Sasuke deu ele para a Akatsuki selá-lo. Durante o processo de extração, foi revelado que era uma farsa. Tobi permanece em silêncio enquanto Kisame - recentemente ciente da identidade de Tobi como o Mizukage anterior - comentou que Sasuke tinha sido enganado em sua tentativa de capturar o jinchūriki.
Reunião dos Cinco Kages
Zetsu informou Tobi sobre o fracasso de Nagato ao tentar capturar Naruto, e sobre sua traição pela Akatsuki, e seu auto-sacrifício para reviver os aldeões de Konoha que ele matou. Irritado com esses acontecimentos, Tobi enviou Kisame para capturar Killer B. Então ele foi para enfrentar Sasuke, que estava indo com a Equipe Taka para Konoha. Tobi disse que eles estão desperdiçando seu tempo, já que Nagato já tinha destruído a aldeia, mas convence Sasuke à ir para a Reunião dos Kages para matar Danzō, o novo Hokage e um conspirador no assassinato do clã Uchiha. Tobi instruiu Zetsu para levar a Equipe Taka ao País do Ferro, mas quando chegaram Zetsu revelou sua presença aos Kages.
Enquanto Sasuke lutava contra os Kages, Tobi se encontrou com Naruto, que também estava no País do Ferro. Ele tentou descobrir como Naruto foi capaz de causar a mudança da personalidade de Nagato, mas foi parado por Kakashi Hatake e Yamato. Ao invés de lutar, Tobi disse-lhes sobre o Rikudō Sennin, a verdade do clã Uchiha, Sasuke desceu na escuridão por causa disso. Eles duvidaram se as palavras de Tobi eram verdadeiras, mas Tobi insistiu dizendo que Naruto e Sasuke estão predestinados à lutar.
Quando Sasuke estava prestes a ser morto pelos Kages, Tobi resgatou-o. Ele envia Sasuke para outra dimensão, e envia Karin para curar os ferimentos de Sasuke. Tobi expressou sua decepção de que Sasuke não era mais um desafio para os Kages, tendo a esperança de levá-los como reféns para facilitar com seus planos. No entanto, ele ficou feliz com o desenvolvimento do Mangekyō Sharingan de Sasuke, que despertou o seu Susanoo. Ele então explicou seu Projeto: Olho da Lua para os que estavam presentes, concluindo pedindo o apoio dos Kages, dando-lhe Killer B e Naruto. Eles se recusaram, por isso ele declarou o início da Quarta Guerra Mundial Ninja antes de sumir.
Tobi intercepta Danzō enquanto ele estava fugindo da reunião. Danzō mandou seus guarda-costas, Fū e Torune, lutarem com Tobi enquanto ele se preparava. Embora forçado a remover seu braço durante a batalha por causa do Nanosaizu no Dokumushi, Tobi foi facilmente capaz de absorver os dois para outra dimensão. Tobi então teletransportou Sasuke e Karin para a sua localização, mostrando Sasuke que ele mantém sua palavra, dando-lhe à Danzō. Tobi observou a batalha e se alegrou quando Sasuke foi finalmente capaz de desenvolver plenamente o Susanoo. Quando Sasuke sai vitorioso, Tobi se aproxima de Danzō, a fim de tomar o olho de Shisui, que foi implantado no olho direito de Danzō. Danzō ativou o Ura Shishō Fūinjutsu em uma tentativa de levar Tobi e Sasuke com ele, mas eles foram capazes de sair a tempo. Ele recolhe o corpo de Danzō e sugere que Sasuke fique algum tempo descansando.
Em seu laboratório, Tobi descobre que Danzō destruiu o Sharingan de Shisui. Amaldiçoando-o, Tobi começa um novo braço e faz planos para recuperar o Rinnegan de Nagato para se preparar para a guerra. Antes que ele possa sair, Zetsu se reúne com ele e lhe diz que Sasuke está em apuros. Ele volta para Sasuke e, encontra-o com Naruto e o resto da Equipe Kakashi, e mais uma vez informa para Sasuke ir com ele para descansar, observando que eles podem derrotar o Time 7 algum outro momento. Antes de saírem Kakashi tenta atacar Tobi com o Kamui, mas Tobi lhe informa que não vai funcionar. Eles voltam para as montanhas onde Sasuke diz que ele quer os olhos de Itachi, já que seus próprios olhos sucumbiram à cegueira após suas batalhas. Depois de concluir o procedimento, ele diz à Sasuke para descansar.
Confinamento dos Jinchūrikis
Tobi é logo depois confrontado por Kabuto. Lembrando que Kabuto era um espião da Akatsuki que traiu a organização, Tobi se prepara para matá-lo. No entanto, Kabuto o responde com o Kuchiyose: Edo Tensei, e revela cinco membros da Akatsuki que tinham morrido (Kakuzu, Itachi, Deidara, Sasori e Nagato). Kabuto então expressa interesse em ter Tobi como aliado na Quarta Guerra, prometendo à Tobi, que ele forneceria outros "peões" que ele tinha além dos membros da Akatsuki. Como pagamento pelos seus serviços, Kabuto pede Sasuke, para continuar o que Orochimaru tinha começado.
Tobi pergunta o que aconteceria se ele não aceitasse a proposta, então Kabuto o surpreende com um sexto caixão, que mais tarde, seria revelado que era Madara Uchiha. Então ao ver o sexto caixão, Tobi aceita a proposta, fazendo algumas condições. A primeira é que Sasuke só seria entregue à Kabuto depois da guerra. E a segunda é que Kabuto ia ser vigiado o tempo todo. Apesar das invocações de Kabuto retornarem, Tobi ainda estava inquieto sobre o sexto caixão, enquanto levava Kabuto para o seu esconderijo, para lhe mostrar suas forças de guerras, e reformular os seus planos.
Tobi, depois, se infiltra em Amegakure e é imediatamente confrontado por Konan. Ele pergunta a ela onde encontrar o cadáver de Nagato para que ele possa tomar o seu Rinnegan. Ele tenta convensser ela para que, ela colaborasse com ele, informando-a de seu envolvimento na criação de Yahiko naa Akatsuki e ter dado o Rinnegan à Nagato, mas ela não acredita nele. Konan se transforma em papel e ataca Tobi, revelando que os selos explosivos terem sido misturados com seu papel. Tobi é capaz de deformar a explosão de distância - salvando a vida de ambos - ao custo de seu braço direito e ter uma parte de sua máscara quebrada. Tobi pergunta por que Konan e Nagato colocaram sua fé em Naruto. Ela responde que Naruto é a luz que vai derrotar a escuridão que é Tobi. Konan então divide o lago embaixo de Amegakure, revelando
600000000000 explosivos. Ela detona-los todos ao longo de um período de 10 minutos, mais tempo do que o período de cinco minutos que Tobi pode permanecer intangível. Ele sacrifica seu Sharingan esquerdo usando o Izanagi e sobrevive ao ataque. Konan, acreditando que ele estava morto, deixa sua guarda baixa, permitindo que Tobi esfaqueasse-a por trás. Konan se liberta e prepara para atacar novamente. Antes que ela faça isso, a chuva interminável sobre Ame para, surpreendendo Konan e Tobi. Konan proclama que Naruto é "um suporte segurando a ponte que levará à paz". Assumindo o manto da "escuridão" que esmaga a luz, Tobi agarra pelo pescoço e coloca-la sob um genjutsu para força ela revelar a localização de Nagato. Ele acrescenta que ela vai morrer quando a ilusão terminar.
Quando ele encontra o corpo de Nagato, ele vê que ele está sorrindo mesmo na morte, que Tobi interpreta como sua traição. Ele se teletransporta para longe do corpo de Nagato, substituindo seu Sharingan com um dos Rinnegan de Nagato, e recebe um novo braço, máscara e roupa. Quando recebe a informação de Kisame sobre a localização atual dos jinchūrikis, Tobi decide ir captura-los. Kabuto se oferece para ir em seu lugar se ele tem permissão para ver o Exército de Zetsus Brancos. Tobi então confirma. Kabuto não consegue capturar nem Naruto ou B, mas consegue trazer de volta Yamato. Eles coletam informações dele e usam-o para fortalecer o exército de Zetsus. Tobi diz para matarem Yamato quando acabarem, mas Kabuto consegue convencê-lo de não matá-lo, pois ele seria útil no futuro.
Guerra Mundial Ninja
Quando os preparativos estão completos do Exército de Zetsu e muitos dos ninja ressuscitados por Kabuto são movimentados para a guerra. Na confusão, Kabuto também captura Anko Mitarashi. Tobi suspeita de Kabuto ter levado ela ao seu esconderijo, e começa a achar que Kabuto quer que, ele e a Aliança destruam uns aos outros. Tobi, no entanto, exige que Kabuto mate Anko. Kabuto se recusa, alegando que ele pode usar o chakra dela para tornar o Kuchiyose: Edo Tensei mais forte, algo que está nos interesses de Tobi. Tobi ordena que Kabuto lhe explique sobre a técnica, e como derrotá-la. Para esse fim, ele traz à tona Fū e Torune, que têm sido mantidos sob genjutsu desde que foram capturados. Ele quebra o pescoço de Torune e diz para Kabuto usar Fū como um sacrifício para ressuscitá-lo. Kabuto faz o que é pedido e, uma vez que Tobi fica satisfeito, vai embora. Depois de Kabuto ir, Tobi verifica se o Zetsu Preto colocou esporos de Zetsu Branco em Kabuto.
O Zetsu Branco informa Tobi que Naruto e B estão indo para o campo de batalha. Decidem, finalmente, entrar na guerra, e Tobi vai para o onde está a Divisão 1, onde ele convoca o Kuchiyose: Gedō Mazō. Enquanto o Gedō Mazō ataca os ninjas da Divisão 1, Tobi procura a Benihisago e o Kohaku no Jōhei, que contêm os Irmãos Ouro e Prata. Darui e Shikamaru concluíram que ele planeja fazer uso do chakra da Kyūbi dos irmãos e tentam detê-lo. Ele complementa-los em adivinhar as suas intenções e coloca a Estátua para atacá-los enquanto ele foge com os dois itens. Em outro lugar, ele expressa sua crença de que seu Projeto: Olho da Lua será realizado no dia seguinte.
Com o cair da noite, Tobi é visto em pé atrás de seus Seis Caminhos de Pain personalizados, que são os falecidos jinchūrikis, onde cada um tem um Sharingan no olho direito e um Rinnegan no olho esquerdo. Depois de contemplar a informação de Kisame sobre a habilidade de Naruto de sentir as emoções negativas e como ele certamente ele iria atrás dos Zetsus Brancos, Tobi nota que estava tudo saindo como o planejado, então ele passa com os seus Caminhos.
Como os cinco Kage retomam a sua batalha contra o Madara real, Tobi, é surpreendido por Naruto, que dá uma cabeçada nele.Por causa do ataque de Naruto, Tobi voa, mas fica decepcionado por Naruto não ter feito nem sequer um arranhão em sua máscara, antes de observar um pequeno conflito entre os Jinchūrikis. Quando Naruto então faz uma observação sobre a nova máscara de Madara, dizendo que ela tinha um sharingan e um Rinnegan igual o de Nagato e, do "outro Madara", Tobi lhe informa que esta máscara é simplesmente mais adequada para a guerra. Primeiramente, ele amaldiçoa baixinho, e lembra da hora quando Madara foi revivido, e logo depois, começa a rir e diz que seu nome aquele ponto era algo sem importância. Então ele se identifica como "ninguém", e que a única preocupação dele era a conclusão do seu plano, e observa que como B e Naruto eram Jinchūrikkis, eles deviam entender a miséria deste mundo. Quando Naruto que vai arrancar sua máscara à força, Tobi diz que ele teria que dar duro para isso. Então os Jinchūrikkis ressuscitados então sofrem transformações parciais de seus Bijūs, então Tobi declara que iria capturar Naruto e B, para completar o seu plano. Assistindo oa luta que se seguia, Tobi finalmente recua para uma árvore, quando B libera o Hachibi.
Depois de o Hachibi utilizar o jutsu Bijū Hachimaki, que causa grande devastação na área, Tobi procura se esconder no solo. E, depois, ele surge do chão e ordena que os Jinchūrikkis ressuscitados liberem parte de seus chakras Bijū e, que eles vão atacar, logo depois, de serem libertado da técnica de B. Depois do Hachibi ser atingido pelo Gobi, Tobi parte para cima de Naruto, o dizendo que 6 contra 2 foi demais para eles, e aparentemente tenta tampar os olhos de Naruto, mas então, Kakashi e Guy chegam e atacam Tobi, que se torna intangível, assim atravessando Naruto. Depois de Kakashi ter retirado Naruto, Tobi declara que, mais “dois vermes” não seriam capaz de derrotar os seus olhos e suas bestas. Quando o Gobi se revolta, e tenta atacá-lo, Tobi o para com uma corrente, e o faz voltar para a "Versão 2" de Han. Depois, ele elogia a rápida análise que Kakashi faz de que, como ele estava com dificuldades de controlar os Jinchūrikis, fez com que eles sejam incapaz de utilizar as habilidades dos Seis Caminhos de Pain. Então, Tobi decide fazer a coisa ficar séria, fazendo com que Rōshi e Utakata se transformassem completamente em Yonbi e Rokubi.
Declarando que ele havia capturado a Kyūbi, pois ele envolve uma corrente em torno do pescoço de Yonbi, com intenção de absorver a ambos. Tobi fica chocado ao ver uma grande quantidade de Narutos expelindo da boca do animal e afirma que Naruto tem que saber a hora de desistir. Como ele manipula Son para atacar Naruto, ele amaldiçoa quando ele percebe que Naruto tinha encontrado o receptor chakra embutido na besta. Ele no entanto, afirma que não será fácil de Naruto tirar, pois as correntes envolvem tudo que toca no receptor. Após Naruto remover o receptor de chakra cravada em Son, Tobi rapidamente invoca a Gedō Mazō e sela Son dentro dela novamente. Notando que Naruto já estava severamente cansado após parar apenas uma besta, ele diz a eles que ele não tinha nenhuma intenção de recuar pois eles possuíam coisas que ele queria. Com isso, ele comanda os cinco jinchūriki restantes a se transformarem em suas respectivas bestas.
Tobi fica irritado com a revelação de que, com o acesso ao novo Kyūbi Chakura Mōdo, Naruto é capaz de desviar os ataques de todos os cinco Bijū, assim, ordenando-os para atacar Naruto e a cabeça de Kurama. Enquanto a batalha começa virar a favor de Naruto e B, Tobi conclui que não importa mais se Naruto irá morrer, ordenando seus Bijū combinar suas Bijūdama e atacar. Com o ataque cancelado por Naruto, e os restantes Bijū libertados de seu controle, Tobi faz com que o Gedō Mazō sugasse eles. Então, Tobi revela que apesar de Naruto ter controlado Kurama, a situação não mudou nada, então, Naruto o responde, dizendo que mudou, pois ele acabou de aprender nove nomes dificeís, que Tobi não sabia. Quando vai pegar sua Gunbai, várias gotas de água escorrem no braço de Tobi, que inicialmente acredita que é suor, mas, ele percebe que é apenas chuva, mas Tobi é ainda incapaz de compreender uma sensação estranha que ele sente ao redor de Naruto, apesar de pensar nele apenas como um mero divertimento usado para estimular Sasuke. Considerando que isso seja importante, Tobi declara que todos os passados, futuros e vivências brevemente se tornariam irrevelantes.
Habilidades
Tobi nunca mostrou um poder que jus à reputação de Madara, ele foi pouco visto no campo de batalha, mas quando aparece, as lutas não duram tempo o suficiente, para se fazer um verdadeiro julgamento. Tobi admitiu que ele não é tão poderoso quanto Madara era antes de ser derrotado por Senju Hashirama. No entanto, ele tem sido capaz de lutar de igual para igual com Minato e derrotar uma Kunoichi muito qualificada, como Konan. Tobi mostrou ser um usuário de Doton, sendo capaz de se esconder e se mover no subsolo. Antes de se amostrar como Madara, a única fama de Madara que estava em Tobi era sua velocidade. Ele é fisicamente forte o suficiente para parar uma barra da Kubikiribōchō de Suigetsu com um único braço sem se machucar e quebrar o pescoço de Torune em um único movimento. Tobi tem exibido conhecimento e habilidade no campo cirúrgico. Em particular, Tobi foi capaz de remover e preservar os olhos de Itachi depois de sua morte e depois transplantá-los com sucesso em Sasuke, assim como de alguma forma a implantação do Rinnegan em seu próprio olho esquerdo depois de perder seu Sharingan.
Ao longo da série, Tobi perdeu vários membros. A perda não parece causar-lhe qualquer dor, no entanto, em uma ferida, em vez de aparecer sangue de Tobi, apareceu um líquido branco. Mais tarde, foi mostrado que ele é capaz de recriar seus membros através de um método desconhecido.
Ninjutsu de Espaço-Tempo
Tobi é quase completamente imune a danos. Quando atingido, os ataques passam através dele, embora às vezes ele finge estar ferido ou chora de dor para brincar com seus oponentes. Foi especulado por Kakashi que ele usa um ninjutsu de espaço-tempo para enviar instantaneamente a si mesmo ou até mesmo partes de seu corpo para diferentes locais ou algum tipo de vazio e então imediatamente trazê-los de volta. A única vez que a solidez de Tobi pode ser confirmado é quando ele interage com os outros, deixando-o suscetível a contra-atacar quando ele faz isso. Em sua batalha com Konan foi revelado que ele só pode fazer-se continuamente intangível por cerca de cinco minutos. Ele também aparentemente tem a capacidade de fazer tudo o que ele está tocando no momento, intangível também.
Tobi também mostra a capacidade de viajar à longas distâncias dentro de intervalos de tempo relativamente curto. Enquanto ele geralmente é visto usando essa capacidade em si mesmo, evitando ataques ao invés de confiar em sua impermeabilidade, ele pode se teletransportar também. Quando ele teletransporta Karin e Sasuke, ele envia os dois para o que é uma dimensão separada. Eles são obrigados a ficar lá até que decide liberá-los. As assinaturas de chakra daqueles que têm sido teletransportados desaparecem completamente. Seu olho direito parece ser a base para este transporte. Foi demonstrado que seu corpo é tangível quando ele absorve as pessoas, tornando possível atacá-lo, como visto quando Konan e Torune conseguem feri-lo quando ele tentou absorvê-los. Konan também afirma que ele deve se solidificar antes de absorver a si mesmo e que leva mais tempo para absorver a si mesmo do que alguém ou algo.
Dōjutsu
Sharingan
Como Itachi , ele parece ser capaz de manter seu Sharingan ativo em todos os momentos drenando mínimas quantidades de chakra. Com seu Sharingan, Tobi foi capaz de aplicar um poderoso genjutsu que lhe permitiu controlar completamente Yagura, o Quarto Mizukage e também forçou Konan à dizer o paradeiro do Rinnegan.
Possuindo os DNAs dos Uchiha e dos Senju, Tobi é capaz de usar o Izanagi : uma técnica Uchiha, considerada como Kinjutsu, pois o usuário do Sharingan fica cego e é selado para sempre. O uso desta técnica na batalha contra Konan, fez ele perder o seu olho esquerdo. Tobi tinha usado seu Sharingan para controlar a Kyūbi. Primeiro, ele se concentra nos olhos da raposa, e o Sharingan aparecerá sobre eles, e então o Sharingan de três traços desaparece como o alargamento da pupila. Depois disso, ele pode usar o Kuchiyose no Jutsu para transportar a raposa para qualquer lugar que ele quiser. No entanto, Minato foi capaz de remover o seu controle sobre a fera. Tobi ainda nunca foi visto usando ou ativando o Mangekyō Sharingan. No entanto, ele possui alto conhecimento sobre o Mangekyō Sharingan e suas técnicas. Seu entendimento lhe dá uma grande vantagem contra outros usuários, afirmando que o Kamui de Kakashi não teria nenhum efeito sobre ele e de alguma forma fez o Amaterasu de Itachi se acabar.
Rinnegan
Depois que ele levou o corpo de Nagato, Tobi tirou o Rinnegan dele e implantou-o em seu olho esquerdo, substituindo o Sharingan perdido devido ao uso de Izanagi. O Rinnegan permite que o usuário utilize todos os cinco elementos da natureza, assim como todas as habilidades dos Seis Caminhos de Pain, uma vez que são todas as habilidades do Rinnegan. Com o Rinnegan implantado, ele pode também utilizar o Kuchiyose: Gedō Mazō. Ele já criou os seus próprios Seis Caminhos de Pain, feita a partir dos jinchūrikis ressuscitados, com eles tendo ambos o Sharingan e o Rinnegan, implantados pelos receptores de chakra de Nagato. Usando a habilidade do caminho exterior, Tobi pode criar correntes que podem ser usadas para suprimir as energias da bestas e são muito difíceis de remover. Tobi é capaz de usar as correntes para arrastar os animais sob o seu controle em seu próprio corpo.
Equipamento
Tobi foi mostrado com vários tipos de armas ao longo dos anos. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele começou levando um Gunbai, pelo que Madara Uchiha ficou famoso durante a sua vida. Durante sua luta com Minato, ele usou uma longa corrente anexa ao aparelho em seu pulso, que, juntos, pareciam algemas. Ele usou isso em conjunto com a sua capacidade de se tornar intangível, em primeiro lugar permitindo que o adversário passasse pelo seu corpo, inofensivamente, antes de se solidificar mais uma vez, como eles saíram do outro lado, apenas para contê-los na corrente à direita. A máscara que ele usa durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, segundo ele, foi preparada para a guerra, e seria muito difícil de quebrá-la, esse fato foi comprovado com a cabeçada fortíssima que Naruto deu na máscara de Tobi, sem sequer arranhá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário